quinta-feira, 17 de maio de 2012

"Para ser amigo de si mesmo é preciso estar atento a algumas condições do espírito. A primeira aliada da camaradagem é a humildade. Jamais seremos amigos de nós mesmos se continuarmos a interpretar o papel de Hércules ou de qualquer super-herói invencível. Encare-se no espelho e pergunte: quem eu penso que sou? E chore, porque você é fraco, erra, se engana, explode, faz bobagem. E aí enxugue as lágrimas e perdoe-se, que é o que bons amigos fazem: perdoam.


Amigar-se consigo também passa pelo que muitos chamam de egoísmo, mas será? Se você faz algo de bom para si próprio estará automaticamente fazendo mal para os outros? Ora. Faça o bem para si e acredite: ninguém vai se chatear com isso. Negue-se a participar de coisas em que não acredita ou que simplesmente o aborrecem. Presenteie-se com boa música, bons livros e boas conversas. Não troque sua paz por encenação. Não faça nada que o desagrade só para agradar aos outros. Mas seja gentil e educado, isso reforça laços, está incluído no projeto "ser amigo de si mesmo".


Por fim, pare de pensar. É o melhor conselho que um amigo pode dar a outro: pare de fazer fantasias, sentir-se perseguido, neurotizar relações, comprar briga por besteira, maximizar pequenas chatices, estender discussões, buscar no passado as justificativas para ser do jeito que é, fazendo a linha "sou rebelde porque o mundo quis assim". Sem essa. O mundo nem estava prestando atenção em você, acorde. Salve-se dos seus traumas de infância. Quem não consegue sozinho, deve acudir-se com um terapeuta.Só não pode esquecer: sem amizade por si próprio, nunca haverá progresso possível, como bem escreveu Sêneca cerca de 2.000 anos atrás. Permanecerá enredado em suas próprias angústias e sendo nada menos que seu pior inimigo."


(Martha Medeiros)

3 comentários:

ana disse...

Oi querida!!
Que otimo receber sua visitinha, adorei saber que voce sentiu energia positiva la, porque essa é uma das minhas metas, alem de emagrecer claro heheheh...quero ficar com a cabeça tranquila para poder lidar com meu corpo com serenidade e amor, coisa que percebi é sua ideia tambem, afinal gerar uma vida é um passo muito importante e portanto quanto mais nos prepararmos melhores nos saimos.
Te espero pra mais conversinhas, beijos!

Va JustVa disse...

Olá, é acabar com os joguinhos de orgulho é um dos mais importantes passos na vida. gostei de ler seu post. Explicou de um jeito que eu não saberia explicar.. bjão e ótimo final de semana. Va.

FUTURA MAMÃE disse...

Bjo pra vcs meninas!!!!!!!!!!!!! E um fim de semana lindo e leve!!!!!